Arquivo de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

A tecnologia como ingrediente na cozinha

Já estava na hora da revolução tecnológica chegar de verdade na cozinha. Cozinheiros e cozinheiras, vibrem diante dessa novidade: uma tigela que ajuda a medir precisamente a quantidade dos ingredientes de cada receita.

A SmartMix surgiu para terminar com aquela história de “o resultado nunca fica igual ao da receita da televisão”. A proposta é uma tigela capaz de medir com extrema precisão a quantidade, a partir do volume, de cada ingrediente. Para aproveitar os benefícios do produto basta informar qual é o ingrediente em questão, a unidade de medida e a quantidade desejada.

Pronto, ficar insatisfeito por ter errado na quantia de sal, nunca mais. A ideia foi desenvolvida pelos projetistas J. Ryan Eder e Chris Daniels do estúdio Priority Designs e ainda está em fase de pré-venda.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Por gadgets mais brilhantes

Se tem uma coisa que a gente ama é tecnologia. O apego aos aparelhos é tanto que chega a dar uma dor no peito quando surge aquela mancha de dedo na tela do iPad, ou quando a gente nota que o iPhone branco já não está mais tão branco assim. Mas já pode parar de sofrer: indicamos aqui uma linha de produtos de limpeza que promete tratar nossos gadgets com o carinho que eles merecem.

Kit completo para limpeza de eletrônicos

A AF International se tornou referência quando o assunto é a limpeza de superfícies frágeis e delicadas de equipamentos tecnológicos. E a linha é bem variada: são sprays de ar comprimido para higienizar os cantinhos mais inalcançáveis de teclados, lenços umedecidos para acabar com as manchas nas telas dos notebook’s e pc’s, cotonetes especiais para tirar poeira e por aí vai.

lenços umedecidos especiais para celulares

O legal da história é que os produtos têm preços bem acessíveis, a funcionalidade já foi comprovada e a linha completa pode ser comprada pelo site oficial da marca. Fica a dica para quem quer manter seu gadget com cara de recém saído da caixa por mais tempo =]

sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma impressora feita de LEGO

Que tal imprimir imagens com uma máquina feita a partir do joguinho LEGO? Não é de hoje que brincadeiras de montar e desmontar mostram uma verdade: a criatividade não tem idade nem limites. A grande prova disso é o caso do garoto de 14 anos chamado Leon Overweel, que desenvolveu uma impressora com as peças coloridas.

A PrinNXT, como foi batizado o aparelho, depende de três pequenos motores e uma caneta de ponta bem macia. A impressora é controlada por programas de computador, entre eles o RobotC (que há tempos é usado para robôs feitos do jogo). No vídeo abaixo dá para conferir a capacidade do engenho:

O aparelho entra em ação depois de interpretar e transformar as imagens escolhidas em uma sequência de algarismos entre 1 e 0 – o famoso sistema binário usado desde os primeiros computadores criados. Mesmo que a engenhoca demore 3 horas para imprimir uma imagem de 50 x 50 pixels em uma folha A4, não deixa de ser impressionante.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em busca da geladeira perfeita

Vamos combinar: uma das tarefas mais difíceis nessa vida é administrar uma geladeira. Normalmente são tantas coisas amontoadas em espaços pequenos que não é raro algum alimento estragar por simples esquecimento lá no fundo da prateleira. Para impedir – ou ao menos minimizar – essa situação, a Quirky apresenta duas opções: o Vine e o Frio.

As duas ideias são tão simples quanto úteis, levando em conta a diferença que podem fazer quando o assunto é limpeza e organização. O Vine é um apoiador feito de silicone que impede que as garrafas de vinho fiquem rolando pelas prateleiras. Além de resistente, o material é bastante maleável (o que facilita tirar e pôr o produto nos gargalos).

Já o segundo, o Frio, é na verdade um kit: uma presilha de aço para segurar as garrafas verticalmente, um pequena bolsinha para verduras e legumes e um pote para pedaços de cebola ou frutas. Os três aproveitam os espaços normalmente inutilizados da geladeira – já que os dois últimos possuem ventosas que podem ser fixadas na parte de baixo das prateleiras.

Obrigado, Quirky, por mais essa ideia simplesmente genial =]

quarta-feira, 21 de março de 2012

Da série: os produtos mais caros do mundo

Super conhecida no mercado de luxo por lançar relógios e celulares de alto requinte, a marca Suíça TAG Heuer desenvolveu o aparelho que já pode ser considerado um dos mais caros do mundo, valendo apenas US$ 3.700 (ou quase 7 mil na moeda brasileira). O eletrônico, chamado de Racer, já está sendo procurado pelos ricaços dos EUA e Rússia, o que prova o grande potencial de o produto virar moda entre esse público.


O design do celular foi todo inspirado nos automóveis de corrida da Fórmula 1, e é feito de uma combinação entre fibra de carbono e titânio, além de uma cobertura de borracha. O resultado da escolha desses materias rendeu uma tecnologia muito resistente e inacreditavelmente leve. A semelhança com os carros de corrida podem ser percebidas no vídeo de lançamento do produto:

E esse celular não é uma máquina só por fora: ele foi projetado para rodar a versão mais recente do sistema operacional Android, o 4.0 Ice Cream Sandwich. Quem não vê a hora de pilotar essa jóia vai ter que esperar pelo menos até julho, quando começam as vendas em algumas das lojas mais requintadas da Europa.

terça-feira, 20 de março de 2012

Nike + Apple = revolução na prática de esportes

Está aí uma grande parceria que resultou em uma ideia ainda maior: um tênis conectado ao iPhone ou iPod, capaz de monitorar o desempenho na prática de esportes. O sensor desenvolvido pela Nike registra e sintetiza informações como a quantidade de calorias perdidas, a velocidade e as distâncias percorridas, que logo depois são transmitidos via wireless para o iPhone ou iPod.

E assim como existe um tênis específico para cada esporte, também há uma série de variações do Nike+. Para os apaixonados por basquetebol, desenvolveram o Nike+ Basketball, capaz de mensurar altura dos saltos, velocidade e intensidade de cada movimento do jogador durante toda a partida. Além do acesso à todos os dados, os usuários podem compartilhar através das redes sociais e comparar seus desempenhos com a de seus parceiros de quadra.

Já o Nike+ Training oferece sequências de exercícios rápidos e intensos. O sistema avalia sua atuação (considerando tempo de atividades, velocidade, intensidade, quantidade de calorias e repetições feitas) e compara com a de outros amigos – continuando a brincadeira de ver “quem é melhor” – e motivando a busca por uma boa posição no ranking.

A promessa é que no dia 29 de Junho de 2012 os novos produtos já estejam em lojas dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e China. Porém, a chegada ao Brasil ainda não tem previsões.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aplicativos indispensáveis para o teu iPad

O novo iPad foi lançado essa semana, e não se fala em outra coisa. Não faltam sites e blogs descrevendo as melhorias, a resolução da tela e fazendo comparações entre os modelos. Por isso, nem vamos tocar nesse assunto. O fato é: não importa qual versão de iPad você tenha, os aplicativos são fundamentais. Abaixo, listamos sete aplicativos que podem mudar (para melhor, claro) a tua vida:

1 – Culinária: que o iPad é um bom companheiro na cozinha, ninguém duvida. Um dos mais baixados é o Jamie Oliver’s Recipes, assinado pelo superstar da gastronomia. O aplicativo vem com várias receitas, dicas de como aproveitar os ingredientes que estão na tua prateleira e vídeos que ensinam como colocar a mão na massa.


2 – Drinks: se existe um auxílio para comer bem, por que não um para beber também? O Drinkspiration Home Edition disponibiliza mais de 3.000 opões de bons drinks, ensinando passo a passo como se transformar num bartender. As festas em casa nunca mais serão as mesmas com tanta sofisticação.

3 – Fotografia: a gente já comentou aqui que existem várias maneiras de conseguir imagens com qualidade profissional. O Instagram, um dos aplicativos mais queridos do mundo, oferece uma maneira bem fácil e original de registrar momentos. Com seus vários filtros e com a facilidade de compartilhar as imagens, em pouco tempo acabou por ser um dos maiores números em downloads de toda a App Store.

4 – Viagens: outra coisa que combina muito bem com tablets são as viagens. Além da bateria de vida longa, o tamanho é perfeito para levar na mochila ou na bolsa. Outra vantagem de carregar o iPad na mala é o Kayak HD, aplicativo que promete te ajudar a encontrar hotéis, voos e dicas de pontos turísticos em qualquer parte do mundo. Com poucos toques é possível até comparar (e comprar) passagens.

5 – Design, tecnologia e cultura: para os apaixonados por arte, cultura, tecnologia e design, o Cool Hunting é mais que perfeito. O app reúne notícias sobre tudo que envolve essas áreas, seja em texto, fotos, vídeo ou áudio.

6 – Segurança: a gente falou há pouco que a falta de segurança é um dos males do nosso tempo. Felizmente temos o ProCamPlus HD, que funciona como aqueles satélites de rastreamento para carros, só que através da câmera do iPad. A partir de um cadastro na internet é possível ativar a câmera do tablet e assistir online e em tempo real por onde anda seu aparelho. Um aplicativo que pode ajudar muito na recuperação do eletrônico em caso de uma fatalidade.

7 – Saúde: Quem pode dar uma força na hora de perder peso é o app Dieta e Saúde. Há quem diga que perdeu 6 quilos só aproveitando as funcionalidades do aplicativo. Além de auxiliar na alimentação, ele monitora todos os dados do usuário, calcula as calorias, as porcentagens de gordura e registra os alimentos favoritos.

Foram essas as nossas dicas para deixar teu novo (ou velho) iPad ainda mais interessante e funcional. Acreditamos que uma ajudinha no dia a dia sempre é bem-vinda ;-)

domingo, 11 de março de 2012

Uma lâmpada solar

Não é de hoje que comentamos aqui as vantagens de aproveitar a energia solar. Mas a Quirky, uma das nossas parceiras, não é a única marca que aposta na criação de produtos verdes. A Nokero também faz isso, e acabou de desenvolver uma lâmpada que não depende da energia elétrica para funcionar. Simples e genial.

A lâmpada, chamada N200, foi criada por Steve Katsaros com o intuito de fornecer iluminação às partes do mundo que ainda utilizam lamparinas à base de querosene. Além de perigoso, a queima do combustível para gerar luz é altamente prejudicial à saúde. Percebendo a seriedade do problema, o próprio nome da empresa foi criado a partir de uma abreviação em inglês de “No Kerosene” (ou “sem querosene”).

A bateria tem uma vida longa: carregada com a exposição ao sol durante o dia, pode durar 6 horas e o processo pode ser repetido até 500 vezes. Mas essa não foi a primeira vez que a Nokero desenvolveu uma lâmpada do tipo. A empresa já havia lançado no mercado um modelo anterior, superado em 60% pela N200 – levando em consideração fatores como intensidade da luz, economia de energia e rapidez para recarga.

Quem sabe não está aí uma solução para os países em desenvolvimento, e uma esperança para as regiões que ainda vivem sem energia elétrica?

terça-feira, 6 de março de 2012

Pedal que é trava e vice-versa

Felizmente, a geração saúde ganha cada vez mais adeptos. É crescente o número de pessoas preocupadas não apenas com a boa alimentação e o próprio corpo, mas também com a sustentabilidade do planeta. É aí que ganham espaço os meios de locomoção ecologicamente corretos, com destaque para as bicicletas. Nos países europeus, sobretudo, esse meio de transporte econômico e não poluente é regra nas grandes cidades. Aqui no Brasil, mesmo que a passos lentos, as capitais começam a se preparar para o trânsito de ciclistas. Andar livremente de bike na nossa cidade é uma realidade cada vez mais próxima, então a gente já pode ir sonhando com esse acessório genial aí embaixo: um pedal que funciona também como trava. Praticamente um bicicletário portátil!

Desenvolvida pelos designers chineses Cheng-Tsung Feng e Yu-Ting Cheng, que procuravam uma alternativa aos cadeados e correntes grandes e pesadas, o Pedal Lock é uma solução prática e segura na hora de estacionar a magrela.

A trava paraliza totalmente a roda da bicicleta, e impossibilita eventuais furtos. Para os malandros a notícia é péssima, mas para os ciclitas só há vantagens – afinal, quando a trava é o próprio pedal, fica bem difícil esquecer os dispositivos de segurança em casa.